sábado, 23 de julho de 2016

Os tipos de amor

Em grego há 7 tipos de amor: ( Obs.: Eles entendiam  amor como uma forma de unir-se a outra pessoa ou algo).


     Filéo = Amar com sentimentos, é o amor que engloba a capacidade emocional de mostrar afeto por algo ou alguém. Este amor tem um defeito, não significa compromisso e não tem garantia de duração, é um sentimento que pode mudar quando submetido às dificuldades da vida. (Muitas pessoas se casam baseados nesse amor, por isso a razão de tantos divórcios).

1  Eráu (Eros) = Amar sexualmente, um amor que foi criado para justificar a reprodução humana. É um amor básico pois é o fundamento de nossa existência.


    Laureóu = Amar a Deus, amor exclusivo ao sagrado, ao divino. Desse amor nasceu a palavra Liturgia, por que foi a forma que os gregos criaram para se referir ao amor e adoração a sua divindade.

Onomádso= Amor por interesse. Amor egoísta. Só visa receber algo em troca. ( Ex.: muitos só presenteiam na intenção de receber um presente melhor de volta, ou algum favor, nunca se dar um presente a alguém que não pode lhe oferecer nada).




  Logiadso = Amar por lógica. (Ex.: Amar seu irmão de sangue por que é seu irmão).

    Sofiadso = Amar a sabedoria, a verdade, a ciência, o conhecimento, um amor exclusivo ao saber, ao acadêmico.

    Ágapo (Ágape) = Vem de duas raízes (AG = Eu) e (APO= Sacrificar, cravar um punhal), então Ágape significa sacrificar meu eu pelo outro, morrer para que o outro viva. Por isso a máxima encarnação desse amor é Jesus Cristo na cruz, Ele morreu para que possamos viver. Esse amor é a base da salvação. Esse amor é o Amor que Jesus tem por nós, e é com esse amor que Jesus nos dar a ordem Amem-se uns aos outros.

2 comentários:

  1. Ester, minha estimável ... me sinto grata por vc compartilhar conosco este significado do AMOR, pois me fez entender que não há possibilidade de AMAR (ágape) se não for através de Deus, porque Ele nos leva a ter este Amor.
    Amor sem Deus não é Amor!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rúbia, exatamente isso que comentou, pois Deus é amor, precisamos entender e viver a cada dia o amor perfeito em sua totalidade! É um prazer compartilhar um pouco com vocês e creio que temos muitas informações e opiniões para interagirmos por aqui, abraços!

    ResponderExcluir

Curta nossa página no facebook

Chat Online

Siga-nos no Twitter

Cadastre seu email para Receber as Novidades:

Recentes

recentposts