quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Cuidado! É um Perigo Ferver Água em Microondas

Olá pessoal, com essa postagem gostaria de compartilhar uma alerta para vocês, de quão perigoso é ferver água em microondas.


Me contaram uma história (real) de um rapaz de 26 anos que decidiu tomar uma xícara de café instantâneo, e aconteceu uma tragédia. Ele pôs para aquecer no microondas uma xícara somente com água (algo que havia feito antes em várias ocasiões). Não sei exatamente por quanto tempo o programou, mas me disse que queria apenas que a água fervesse. Quando o tempo acabou o microondas se apagou, e ele abriu e tirou a xícara... Enquanto olhava a xícara, se deu conta que a água não estava fervendo, e quando menos esperou, a água saltou diretamente para seu rosto. Ele soltou a xícara de suas mãos depois que a água havia saltado para seu rosto, devido a energia acumulada. Todo seu rosto ficou com feridas de 1º e 2º graus e é muito provável que o rosto ficará marcado. Além de haver perdido a vista parcialmente do olho esquerdo. Enquanto estávamos no hospital, o doutor que o atendeu comentou que estes tipos de acidentes eram muito frequentes, e que nunca deveria pôr somente água para aquecer em microondas.

Se nós aquecermos água desta forma (em microondas), sempre se deve pôr algo na água, exemplo: um palito de madeira (de dente mesmo) ou um sachê de chá; mas se formos aquecer somente a água, é melhor usar o fogão à gás.

O que um professor de física disse a respeito:

"Obrigado por me enviar a mensagem advertindo-me a cerca da água em microondas. Soube de vários casos. Isto é causado por um fenômeno conhecido como super-aquecimento".
Pode acontecer em qualquer momento que a água está aquecendo... especialmente se o utensílio que se está usando é novo.
O que acontece é que a água se aquece muito mais rápido que as borbulhas que começarão a se formar, e a água se obstrui, fica estancada e ao contato com o ar a água salta com força pela energia contida. E na maioria das vezes queima gravemente as pessoa que está realizando o procedimento (fervendo a água).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook

Chat Online

Siga-nos no Twitter

Cadastre seu email para Receber as Novidades:

Recentes

recentposts