sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Autismo



O autismo é um transtorno do desenvolvimento que aparece nos primeiros três anos de vida afetando o desenvolvimento normal do cérebro relacionado às habilidades sociais e, sobretudo, de comunicação.
O fonoaudiólogo trabalha no campo da comunicação, onde a criança apresenta uma série de problemas em torno do seu convívio social, algo que afeta sua aprendizagem, interação com o próximo, educação e afetividade.
O autismo afeta 3 a 4 vezes mais meninos do que meninas. Renda familiar, educação e estilo de vida parecem não influenciar no risco de autismo.
Importante que os pais fiquem atentos a alguns sinais que já são esperados nas crianças numa certa idade, tais como: gesticular (dar tchau, apontar) aos 12 meses, dizer palavras soltas até aos 16 meses, dizer frases espontâneas aos 24 meses (não só repetir). Caberá então uma avaliação mais específica nos casos de autismo.
O autismo inclui um amplo espectro de sintomas. Portanto, uma avaliação única e rápida não pode indicar as reais habilidades da criança. O correto é que uma equipe com diferentes especialistas avalie o menor nos seguintes aspectos: comunicação, linguagem, habilidades motoras, fala, êxito escolar, comportamento e campo emocional.

Por colunista convidado: 

Dr. Darkson Marques
Fonoaudiólogo
Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Especialista em Saúde Pública e Atendimento Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook

Chat Online

Siga-nos no Twitter

Cadastre seu email para Receber as Novidades:

Recentes

recentposts