sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Por que lágrimas de crocodilo?


É muito comum utilizarmos a expressão “Lágrimas de crocodilo”, e por senso comum sabemos e repetimos para nos referir a um choro falso, lagrimas hipócritas, etc. Mas o crocodilo realmente chora falsamente? De onde nasceu esse dito  tão famoso?

Segundo o professor Ari Riboldi, em seu livro “O Bode Expiatório”, a origem da expressão é realmente biológica, mas não necessariamente tem a ver com fingimento da parte do animal.
O que acontece é que, quando o crocodilo está digerindo uma presa, é muito provável que passagem desta pode pressionar com força o céu da boca do réptil, está pressão comprime suas glândulas lacrimais, por isso o crocodilo enquanto devora a vítima, involuntariamente derrama lágrimas de seus olhos.
As lágrimas naturais são verdadeiras, mas obviamente não significam que o animal se emocione ou esteja sentindo peninha da presa, apenas suas glândulas lacrimais estão pressionadas, rs. Daí vem a expressão "lágrimas de crocodilo", querendo dizer que, embora a pessoa esteja chorando, suas lágrimas não significam que ela esteja sofrendo, e convenhamos que em grande maioria são apenas um fingimento mesmo.

Bem... É sempre legal saber a razão das coisas e expressões que usamos muitas vezes sem nem saber porquê. Agora que você já sabe sobre as lágrimas do crocodilo,rs, compartilhe com outros e curta nossas redes sociais. 

Um comentário:

Curta nossa página no facebook

Chat Online

Siga-nos no Twitter

Cadastre seu email para Receber as Novidades:

Recentes

recentposts